sábado, 1 de novembro de 2014

PROTEÍNA- TIPO/DOSE/QUALIDADE

As proteínas são nutrientes essenciais no processo de adaptação ao treino. Mas será que todas as proteínas são iguais?

As proteínas de alto valor biológico (PAVB), são as que têm apresentado melhores resultados, estão presentes na carne, peixe, ovos, leite e derivados. As unidades funcionais das proteínas são os aminoácidos, estes classificam-se em: essenciais (AAEs), que são obtidos pela alimentação e não essênciais (AANEs), em que o próprio organismo os consegue sintetizar (ver tabela).

Aminoácidos Essenciais
Aminoácidos Não Essenciais
Arginina
Histidina
Isoleucina*
Leucina*
Lisina*
Metionina
Fenilalalina
Treonina
Triptofano
Valina

*BCAA’s
Alanina
Asparagina
Aspartato
Cisteina
Glutamato
Glutamina
Glicina
Hidroxiprolina
Hidroxilisina
Prolina
Serina
Tirosina

As PAVB apresentam grandes concentrações de AAEs, destes destacam-se os aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina), vulgarmente chamados de BCAA’s. Este grupo de aminoácidos está referenciado como sendo o principal promotor do aumento da massa muscular e inibidor do catabolismo proteico. Todavia recentes investigações têm demonstrado que as elevadas concentrações plasmáticas de leucina são o principal activador da síntese proteica no músculo. Contudo a leucina apenas activa o mecanismo, facilitando a acção dos outros aminoácidos essenciais. Em investigações recentes a suplementação isolada de leucina apresentou uma resposta muito inferior comparativamente ao grupo suplementado com aminoácidos essenciais.

Não existe uma dose ideal em resposta á carga de treino e às características individuais do atleta, pensa-se que a dose recomendada estará entre os 6-15g de AEE/dose.
Os alimentos que contem maiores concentrações de AEEs  por dose são: a carne, peixe, ovos, leite e derivados. Nos últimos anos a proteína de soro de leite (whey protein) e a caseína têm sido referenciadas e utilizadas por atletas. Ambas as proteínas são constituintes do leite, 20% de whey e 80% de caseína. São extraídas durante a transformação do leite em queijo, a parte solida é constituída essencialmente por caseína e a liquida (soro) por proteína soro de leite. Apresentam diferentes cinéticas relativamente ao processo de digestão e absorção. 

A whey é uma proteína de fácil digestão e absorção, resultando numa maior concentração plasmática de leucina e AEEs, promovendo assim uma maior síntese proteica no músculo, comparativamente á caseína. A dose recomendada é de 20-25 g de proteína soro de leite, correspondendo a aproximadamente 10g de AAEs e 2150 mg de leucina.

Concentração de Leucina por porção
Proteína
Leucina
BCCA's
Ovo (50g)
6,3 g
543 mg
1308 mg
Leite (200g)
6,7 g
638 mg
1426 mg
Queijo Flamengo (15g)
3,8 g
386 mg
854 mg
Requeijão (100g)
11,3 g
1221 mg
2502 mg
Queijo Fresco (80g)
10 g
1019 mg
2215 mg
Suplemento - Whey Protein
20 g
2149 mg
4383 mg
Suplemento – Caseína
20 g
1643 mg
4016 mg



Investigações recentes demonstraram resultados idênticos entre a ingestão de 20g de Proteina Whey e 600 ml de leite magro. Todavia, ainda são necessários mais estudos para esclarecer quanto o beneficio dos suplementos de Proteina whey comparativamente à ingestão de leite.

Sem comentários:

Enviar um comentário